Notícias / News

Protocolo com LNEG

Museu Geológico (Lisboa) - 13 Abril 2022

"O protocolo de parceria entre o LNEG e a Sociedade Portuguesa de Paleontologia (SPdP) foi assinado pela Presidente do Conselho Diretivo do LNEG e pelo Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Paleontologia, no dia 13 de abril de 2022, no Museu Geológico do LNEG, em Lisboa.

Este protocolo estabelece as formas de cooperação entre a SPdP e o LNEG nas áreas em que as duas instituições tenham interesse em associar as suas competências específicas, alinhar as suas estratégias de investigação, otimizar a utilização de infraestruturas e de meios técnicos e humanos."

Notícia da assinatura do protocolo de parceria:

https://www.lneg.pt/lneg-assina-protocolo-de-parceria-com-a-sociedade-portuguesa-de-paleontologia/

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

2ª Assembleia Geral

Online - 19 Março 2022

Considerando o estipulado ponto 4 do Artigo 8º do Estatutos e nas alíneas d) e e) do ponto 2 do Artigo 21º do Regulamento Interno da SPdP-Sociedade Portuguesa de Paleontologia, venho por este meio convocar uma Assembleia Geral Ordinária desta Sociedade para o dia 19 de março de 2022, pelas 15:00h, por videoconferência, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direção, acompanhado do parecer do

Conselho Fiscal, referente ao ano de 2021;

2. Discussão e votação do Programa e Orçamento da Direção para o ano de 2022;

3. Outros assuntos.

Documentos em análise (requerem pedido de acesso):

Relatório de Contas 2021
Relatório de Atividades 2021 e Parecer do Conselho Fiscal
Plano de Atividades e Orçamento 2022

Integração Base de Dados

Online - 30 Setembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Paleontologia tem o prazer de anunciar a integração da base de dados Paleontologia Portugal.

"Com um novo formato, a equipa continuará a pesquisar, reunir, organizar e divulgar as listagens de identificações específicas (espécies) e supraespecíficas (géneros, famílias, ordens...) da diversidade fóssil de jazidas portuguesas."

Venham conhecer o nosso trabalho e colaborar connosco através do programa de voluntariado que temos para sócios da SPdP!

https://www.paleontologia.pt/base-de-dados

Homenagem ao Prof. António Galopim de Carvalho

Online - 11 Agosto 2021

A SPdP Sociedade Portuguesa de Paleontologia felicita o Prof. António Galopim de Carvalho pelos seus 90 anos e toda a carreira na divulgação e protecção do património geológico. Parabéns!

1ª Assembleia Geral

Online - 31 Julho 2021

Realizou-se no passado sábado, dia 31 de Julho de 2021, pelas 15 horas a 1ª Assembleia Geral da SPdP Sociedade Portuguesa de Paleontologia, convocada pelos sócios fundadores. A ordem de trabalhos foi a seguinte:

1) Escolha de membros para a Mesa da Assembleia Geral provisória

2) Apresentação e votação da proposta do Regulamento Interno.

3) Apresentação das Listas candidatas e respectivos Programas de Ação

4) Votação dos Órgãos Sociais

5) Tomada de Posse

6) Outros assuntos

Fundação da SPdP

Museu da Lourinhã, Lourinhã - 14 Julho 2021

A SPdP Sociedade Portuguesa de Paleontologia foi criada numa cerimónia curta mas cheia de simbolismo: assinada no Museu da Lourinhã, rodeada de fósseis de dinossauros, estando na mesa espécimes do gastrópode Tylostoma, o primeiro género batizado com base em exemplares de fósseis portugueses. O evento foi depois brindado com Aguardente da Lourinhã - Edição Jurássica e Tarte D. Isabel.

Estiveram presentes quatro dos fundadores da SPdP: Carlos Marques da Silva, Bruno Pereira, João Zilhão e Octávio Mateus. Este último representou ainda, por procuração, os paleontólogos Artur Sá, Zélia Pereira, Paulo Fernandes e Ausenda Balbino.


Notícias sobre a fundação da SPdP:

Público: https://www.publico.pt/2021/07/17/ciencia/noticia/vem-ai-sociedade-portuguesa-paleontologia-defender-patrimonio-1970671

Jornal Alvorada: https://www.alvorada.pt/index.php/lourinha/4005-sociedade-portuguesa-de-paleontologia-criada-oficialmente-no-museu-da-lourinha

Saiba mais sobre a SPdP