Prémio Anual da Paleontologia e Estratigrafia Portuguesa

Regulamento


  1. A SPdP - Sociedade Portuguesa de Paleontologia em colaboração com a Chronosurveys Lda. atribuem anualmente o Prémio Paleontologia e Estratigrafia Portuguesa, destinado a galardoar artigos ou teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento de excelente qualidade, no domínio da Paleontologia e/ou Estratigrafia.

  2. São elegíveis artigos, livros ou teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento (doravante designados como trabalhos) publicados ou aceites durante o ano civil a que se refere o prémio, que se enquadrem nas seguintes condições:

    1. trabalhos sobre fósseis e/ou estratigrafia portuguesa, ou sobre fósseis e/ou estratigrafia internacional cujo primeiro autor seja um cientista português ou de uma instituição portuguesa.

    2. trabalhos que se destaquem pela sua importância, excelência e/ou notoriedade em Paleontologia e/ou Estratigrafia.

    3. trabalhos que tenham um ou mais sócios da SPdP como autores.

    4. serão valorizados trabalhos que incluam novas técnicas aplicadas à Paleontologia e/ou Estratigrafia, áreas geográficas ou intervalos estratigráficos pouco conhecidos do mundo científico.

  3. O prémio tem o valor monetário de 1.000,00€, entregues directamente à equipa de autores, representada pelo/a primeiro/a autor/a. A isenção de quota de sócio do ano seguinte também será oferecida ao vencedor/a. Os membros do júri não podem ser beneficiados financeiramente.

  4. A SPdP poderá, se tal se justificar, atribuir menções honrosas a trabalhos de elevada qualidade, sendo atribuída a isenção de quota do ano seguinte, mas não havendo, neste caso, a atribuição de prémio monetário.

  5. Não existem candidaturas formais, mas qualquer pessoa pode sugerir ou chamar a atenção para um trabalho, enviando um email para geral@paleontologia.pt.

  6. O Júri é constituído pelos elementos da Chronosurveys Lda. e da Direcção da SPdP, e o vencedor do ano anterior.

  7. Os elementos do Júri não poderão votar artigos da sua (co)autoria ou orientação, nem receber nenhuma vantagem financeira como (co)autores.

  8. Da decisão do Júri não cabe recurso.

  9. O resultado é anunciado no Dia do Fóssil (15 de Outubro) referente a trabalhos do ano anterior.


2021.11.25


PDF