Fósseis de Portugal

Vasta e segmentada, a investigação paleontológica em Portugal conta com séculos de publicações científicas e descobertas de novos organismos para a ciência. Enquanto estudantes e investigadores nesta área, considerámos necessária a criação de uma base de dados que reunisse toda a informação sobre a diversidade paleontológica descoberta no nosso país. Desta necessidade, a 19 de Maio de 2021, surgiu a base de dados Paleontologia Portugal, um projecto assente numa complexa análise bibliográfica com vista à recolha de dados relativos ao material fóssil descoberto em Portugal. Um trabalho coordenado por Pedro Fialho, com a colaboração de Gonçalo Silvério, Bruno Costa e Ruben Vicente.

Com a fundação da SPdP Sociedade Portuguesa de Paleontologia a 14 de Julho de 2021, passou a fazer sentido um trabalho próximo entre o projecto e a recém-criada entidade. A 23 de Setembro do mesmo ano decidiu-se que a melhor forma de crescer seria unidos, celebrando-se, assim, a integração da base de dados Paleontologia Portugal na SPdP.

Com um novo formato, a equipa continuará a pesquisar, reunir, organizar e divulgar as listagens de identificações específicas (espécies) e supraespecíficas (géneros, famílias, ordens...) da diversidade fóssil de jazidas portuguesas. Nesta base de dados serão incluídos dados como: as ocorrências geográficas e geocronológicas, quantidade de material estudado, depósitos das colecções, entre outros.

Publicações:

A Equipa

Coordenação

Pedro Fialho
Biólogo | Paleontólogo
Doutorado em Biologia

Análise bibliográfica

Bruno Costa
Biólogo | Mestre Paleontólogo

Análise bibliográfica

Roberto P. da Silva
Geólogo | Mestre Paleontólogo

Visualização de dados

Ruben Vicente
Licenciando em Geologia, U
. Évora

Análise bibliográfica

Sofia Patrocínio
Educação Ambiental e Turismo de Natureza | Mestranda em Paleontologia

Análise bibliográfica

André Burigo
Geólogo | Mestr
ando em Paleontologia

-> [Vagas preenchidas, programa encerrado de momento] <-

A SPdP Sociedade Portuguesa de Paleontologia disponibiliza um programa de voluntariado à distância, nesta base de dados, para os seus sócios [Associa-te aqui!] com atribuição de certificado para currículo.

As tarefas dos voluntários incluem:

  • pesquisa bibliográfica;

  • análise de publicações científicas.

Para qualquer questão, por favor contactar: spdpaleo@gmail.com.

Agradecemos a colaboração neste trabalho dos sócios:
  • Gonçalo Silvério, sócio Nº11 (colaboração prolongada com contribuição na análise bibliográfica).
  • Afonso Barrocal, sócio Nº18 (colaboração pontual com contribuição para a lista de referências).